Presentes concedidos a médicos poderão ser registrados nos Estados Unidos
por Saúde Business Web
27/09/२००७
Projeto do Senado americano quer trazer mais transparência nas relações entre indústria e profissionais do setor
O Senado americano estuda a implantação de um programa para monitorar a concessão de presentes e brindes a médicos pelas indústrias farmacêuticas e de materiais e equipamentos.
De acordo com o projeto, as indústrias com faturamento anual superior a US$ 100 milhões deveriam registrar os presentes superiores a US$ 25 concedidos aos médicos. Os registros seriam disponibilizados em um banco de dados de acesso público. O objetivo da iniciativa é fazer com que os pacientes tenham condições de avaliar quanto dinheiro é investido para que os médicos prescrevam determinado tratamento e evitar relações anti-éticas no segmento.
Os presentes e brindes a serem cadastrados estão relacionados a almoços, viagens e pagamentos de participações em cursos e congressos. Ficarão isentas do registro a concessão de amostras e o financiamento de estudos clínicos.
Os estados Maine, Minessota e Vermont já adotam leis que limitam a concessão de brindes e presentes aos médicos pela indústria. O projeto aguarda votação.